A música sertaneja se despede neste início de mês de dois de seus ícones

A música sertaneja se despediu no início de mês de dois de seus ícones no dia 03 de março se despediu do Cantor e compositor José Rico, parceiro de milionário em mais de 40 anos de carreira e na noite de ontem 8 de março as 22 horas perde a mãe da música sertaneja a cantora e apresentadora Inezita Barroso.

Ignez Magdalena Aranha de Lima, nome de batismo de Inezita Barroso, nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, passou a infância cercada por influências musicais diversas, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que desenvolveu seu amor pela música caipira e pelas tradições populares.

Formada em Biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP), Inezita foi uma grande pesquisadora da música caipira brasileira.

InezitaPor conta própria, Inezita percorreu o interior do Brasil resgatando histórias e canções. Reconhecida por este trabalho, foi convidada a dar aulas sobre folclore em uma universidade paulista. Pelo seu trabalho como folclorista, e por ser uma enciclopédia viva da música caipira e do folclore nacional, recebeu o título de ‘doutora Honoris Causa em Folclore’ pela Universidade de Lisboa.

Inezita pode ser considerada a mãe da música sertaneja, pois foi a primeira mulher a gravar uma moda de viola e era considerada a grande dama da música Caipira.

Inezita começou sua carreira na televisão na TV Record em 1950, depois passou pela extinta TV Tupi e algumas outras emissoras, até entrar para TV Cultura, emissora na qual apresentou, por 35 anos, o programa “Viola, Minha Viola” – Êta Programa Que Eu Gosto.

Inezita Barroso completou 90 anos quarta-feira 4 de março.

A cantora deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Música de Adauto Santos, interpretada por Inezita Barroso no programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura. Abertura do programa Viola, Minha Viola especial de aniversário da cantora.

Curta e Indique nossa Fan Page JusRO para seus amigos e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *